top of page

Estudos de Viabilidade (Estudos de Viabilidade Técnica e Legal, Impacto Ambiental de Vizinhança  e Outros)

 

O objetivo dos estudos de viabilidade é mitigar os riscos envolvidos em um negócio apresentando ao cliente as possibilidades técnicas e legais de realização de seu projeto.

 

Os estudos de viabilidade correspondem a uma análise prévia do empreendimento e contemplam uma visão multidisciplinar de acordo com as necessidades do projeto pretendido e sua localização.  A seguir os estudos que oferecemos:

 

Estudo de Viabilidade Técnica/Legal

 

Os estudos de viabilidade correspondem a uma análise prévia do empreendimento e contemplam uma visão multidisciplinar de acordo com as necessidades do projeto pretendido e sua localização, e compreendem:

  • ​Estudo de legislação edilícia e urbanística Federais (Código Florestal, Lei de parcelamento do solo, Regularização fundiária, Lei de condomínios, etc.)

  • Estudo de legislação edilícia e urbanística Estaduais (Leis de Zoneamento Industrial, Mananciais, Áreas de Preservação Permanentes - APP,  Leis de parcelamento do solo, código sanitário estadual, áreas ou imóveis tombados, etc.)

  • Estudo de legislação edilícia e urbanística Municipais (plano diretor municipal, leis de uso e ocupação do solo, código de obras, código sanitário municipal, restrições ambientais, operações urbanas,  etc.)

  • Levantamento de índices urbanísticos: coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, coeficiente de permeabilidade, recuos, etc.

  • Consulta e estudo de restrições do loteamento ou outras normas limitadas específicas.

  • Consultas de interferências várias como projetos de desapropriação ou melhorias para o local.

  • Estudo de volumetria de projeto com composição priorizando a potencialidade do imóvel de acordo com programa do empreendimento.

  • Relatório conclusivo com possibilidades de implantação legal do empreendimento.

  • Descrição dos procedimentos administrativos a serem adotados para a obtenção do licenciamento de obras.

 

Estudo de Impacto de Vizinhança

 

Os Estudos de Impacto de Vizinhança são exigidos nos empreendimentos que possam interferir diretamente nas condições urbanas do entorno físico imediato, num raio de 250m a 500m de acordo com as exigências legais do local.

Implica na avaliação do impacto que o empreendimento irá proporcionar ao tráfego da região; na paisagem urbana, no consumo de energia, gás, água e telefonia; ruído; etc., resultando nas medidas mitigadoras a serem propostas.

 

Estudo de Impacto Ambiental

 

Os estudos de impacto ambiental, como o nome já diz avalia as interferências diretas e indiretas que um empreendimento pode causar no meio ambiente onde está inserido.

 

​Os principais pontos a serem avaliados são geração de poluentes  (solo, água, lençol freático, ar, resíduos , etc.), alteração ou interferência no biossistema local (fauna, flora, mata, cultura, etc.) resultando  apresentação das medidas mitigadoras propostas.

bottom of page